Os materiais de armações de óculos mais conhecidos são os fabricados em acetato e metal. No entanto, existe uma variedade de opções que vale a pena conhecer antes de adquirir o seu. Na verdade, o fato é que a maioria das pessoas não liga para esse tipo de característica.
Ao chegar na loja, é muito comum que as pessoas experimentem os óculos apenas para saber se o modelo combina ou não com o formato do rosto. Contudo, é sempre bom saber o que você está comprando, não é mesmo? Portanto, continue com a leitura e fique por dentro da qualidade e das especificidades de cada material dos seus futuros acessórios!
Acetato de celulose
Composição: Floco de algodão e polpa de madeira de primeira qualidade, plastificantes e corantes (pigmentos naturais).
Vantagens:
- Resistência a riscos e agentes químicos;
- Possui propriedades eletroestáticas reduzindo o acumulo de pó;
- Antialérgico e inócuo (não causa problemas) no contato com a pele;
- Quando aquecido é maleável para mudanças transformação e adaptabilidade.
É importante ressaltar que o acetato é antialérgico e não causa nenhum problema ao entrar em contato com a pele. E, além disso, ele permite uma grande variedade de cores e modelos que, devido a sua versatilidade, tem sido muito usado em ocasião tanto do dia a dia quanto em festas.
Metal
As armações que utilizam metal podem conter níquel em sua composição. Portanto, é necessário ter cuidado, pois esse material não é indicado a quem é alérgico a essa substância, podendo causar reações indesejadas.
Alumínio
No entanto, a grande vantagem das peças produzidas com esse tipo de material é que elas permitem brincar com uma grande variedade de cores, além de passar a impressão de sofisticação e um design mais moderno.
Aço inoxidável
Tintanium
Leve como uma pena, o material deixa de lado todo o desconforto daquelas marquinhas que alguns outros materiais causam no rosto. Suas vantagens: é extremamente leve e, ao mesmo tempo, muito resistente a impactos.
Outra grande vantagem é que as armações feitas com esse material tem maior durabilidade e não sofrem com erosão ocasionada por sal, ácidos, água e demais umidades, que pode deteriorar os óculos com o passar do tempo de uso.
Então já sabe! Se você não é tão cuidadoso ou um pouco desastrado, este é o material mais indicado.
Injetados
Na categoria de não-metais, podemos citar os materiais injetados, que são o propionato, o grilamide, o optyl, o policarbonato, a fibra de carbono, a triglamide e o náilon.
Sua característica mais marcante é a maleabilidade, que permite que as armações sejam projetadas em um design diferenciado.